Piaget (1975) classificou os jogos de acordo com a evolução das estruturas mentais, na seguinte forma:
(MALUF, 2009)
Jogos de exercício(0 a 2 anos)sensório motor:
A principal caracteristica da ação exercida é a satisfação de suas necessidades, adquirindo a possibilidade de garantir prazer por intermédio de suas ações. Exemplo quando bebê suga a chupeta tem prazer ou em mamar no peito da mãe no momento que suga o leite
Jogos simbólicos(2 a 7 anos)pré-operatório:
A criança passa a sentir o mesmo prazer de anteriormente no jogo de exercício, mas agora ligando com os símbolos. As caracteristicas são a total liberdade de regras, desenvolvimento da imaginação e da fantasia, ausência de objetivo(brincar pelo prazer de brincar), ausência de uma lógica da realidade, assimilação da realidade ao eu(egocentrismo)
Jogos de regras(a partir de 7 anos):
Nele estão o prazer do exercício, o lúdico do simbolismo, a alegria do domínio de categorias espaciais e temporais e a socialização de condutas que caracterizam a vida adulta. No jogo de regras é necessário que haja: um objetivo claro a ser alcançado, regras dispondo sobre o objetivo proposto, intenções opostas dos competidores e que haja a possibilidade de cada competidor levantar estratégias de ação.
(MALUF, 2009)
Nenhum comentário:
Postar um comentário